Esclarecimentos sobre as questões do Simulação do Simulado do segundo ano

Esclarecimentos sobre as questões do Simulação do Simulado do Segundão.

Primeira questão
Conteúdo: Conceito de virtude em Aristóteles.
Alternativa Certa: A virtude é a obediência aos preceitos divinos. (nesta questão a alternativa incorreta que deveria ser assinalada)
Explicação: O erro esta no fato que virtude para Aristóteles significa agir em conformidade com a justa medida, o equilibrio entre o vício por excesso e o vício por falta, não há relações com preceitos divinos.

Segunda questão
Conteúdo: As quatra causas aristótelica.
Alternativa Certa: I-3, II-1, III-4, IV-2.
Explicação:: De acordo com Aristóteles, toda a mudança, tinha quatro causas: material, eficiente, formal e final. No caso de uma estátua, por exemplo, a causa material da sua existência é o mármore; a causa eficiente é a força exercida sobre o mármore pelos instrumentos do escultor; a causa formal é a forma idealizada do objeto acabado, presente desde o início na mente do escultor; e a causa final é o aumento do número de objetos belos. (segue letra da música, para ajudar a memorizar:
Ó Filosofia
Se liga minha gente
Que ele vem ai
Esse é o Aristóteles
Para nos instruir
Com suas 4 causas
Ele quer explicar
O movimento das coisas
Para nos ajudar
Tem a primeira causa
Que é a causa formal
Que explica a essência
Não confunda com a final
A causa final explica pra que serve
Ela é complicada
Mas não se desespere
Se liga minha gente
Que ele vem ai esse é o Aristóteles
Para nos instruir
Com suas 4 causas
Ele quer explicar
O movimento das coisas
Para nos ajudar
Lá vem a terceira causa
Que é a causa eficiente
Que quer explicar
Quem fez coisas tão diferentes
Agora a quarta causa
A causa material
Que particularmente eu acho a + legal
Ela sempre explica do que tudo é feito
Desde mundo majestoso
Nesse clima tão perfeito
Terceira questão
Conteúdo: Sumo bem, felicidade.
Alternativa Certa: A felicidade para Aristóteles não tem relação com agir virtuoso. (nesta questão a alternativa incorreta que deveria ser assinalada)

Explicação:  Qual a melhor forma de viver? Aristóteles elege a felicidade (Eudaimonia) como condição última e objetivo primário da vida humana. Procuramos em igual proporção, a felicidade individual (Ética) e felicidade coletiva (Política), uma indissociável da outra visto que ao homem por excelência ser social lhe é vedada a possibilidade de felicidade fora da vida gregária. (Polis). Segundo Aristóteles somente a virtude, ou melhor, um homem virtuoso, aquele que age segundo o bem, pautado pelo raciocínio e escolha livre, justiça e amizade é capaz de atingir a felicidade, somente através deste tipo de atitude praticada individual e socialmente é possível atingir o objetivo, felicidade, vida soberana, autonomia.
Quarta questão
Conteúdo: Primeiro Motor Imóvel
Alternativa Certa: Aristóteles considera que O Primeiro Motor proporciona proposto e finalidade para nossas vidas. 
Explicação: O Primeiro Motor ou Motor Imóvel (Deus) é responsável pelo princípio do movimento dado na causa eficiente ou final. O Motor é o que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o Primeiro Motor é a causa do movimento. Ele é necessário; existe de um único modo e não pode ser de outro; é eterno, incorruptível e imóvel. Necessário, porque os seres movidos necessitam de um movente que os mova. Eterno, pois não foi criado e se encontra dentro da eternidade de movimento e tempo que são eternos. Imóvel, devido ao fato de o movimento exigir uma força infinita que não possa provir dos entes, mas é causa última do movimento dos entes. Incorruptível, pois não possui a matéria que é passível de corrupção. Ora, conclui Aristóteles, é impossível que ele tenha sido gerado ou que venha a corromper. Ele deve ter existido sempre. Enfim, o Motor Imóvel, move sem ser movido, é eterno, essência pura e ato puro.

Quinta questão
Conteúdo: Quadro das virtudes Aristótelica.
Alternativa Certa:   A virtude da gentileza encontra-se entre a indiferença (deficiência) e a irascibilidade (excesso)
Explicação: Aristóteles distingue duas espécies de virtude: a virtude intelectual, que tem como objeto o saber e a contemplação, e a virtude moral, que tem como objeto os atos da vida prática. Enquanto que a virtude intelectual requer experiência e tempo para desenvolver-se, pois vem, via de regra, através do ensino, a virtude moral é adquirida pelo hábito. Diferentemente dos sentidos que já estão presentes em nós desde o início, isto é, os possuímos antes de usá-los, as virtudes são adquiridas pelo exercício. Nos tornamos justos praticando atos justos. Sobre a prática destes atos, Aristóteles indica o caminho da moderação. A falta ou o excesso devem ser evitados. Um sentimento ou uma conduta, sendo deficiente ou excessiva, torna-se um vício. Uma pequena lista de virtudes pode ser extraída da Ética a Nicômaco, fornecendo-nos um quadro resumido de vícios por deficiência e por excesso e a virtude correspondente, que está situada entre ambos:






1 comentários :

Unknown disse...

Obrigado, conteúdo excelente!!

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