Esclarecimentos sobre as questões do Simulação
do Simulado do Segundão.
Primeira questão
Conteúdo: Conceito
de virtude em Aristóteles.
Alternativa
Certa: A virtude é a obediência aos preceitos divinos. (nesta
questão a alternativa incorreta que deveria ser assinalada)
Explicação: O
erro esta no fato que virtude para Aristóteles significa agir em conformidade
com a justa medida, o equilibrio entre o vício por excesso e o vício por falta,
não há relações com preceitos divinos.
Segunda questão
Conteúdo: As
quatra causas aristótelica.
Alternativa
Certa: I-3, II-1, III-4, IV-2.
Explicação:: De
acordo com Aristóteles, toda a mudança, tinha quatro causas: material,
eficiente, formal e final. No caso de uma estátua, por exemplo, a causa
material da sua existência é o mármore; a causa eficiente é a força exercida
sobre o mármore pelos instrumentos do escultor; a causa formal é a forma
idealizada do objeto acabado, presente desde o início na mente do escultor; e a
causa final é o aumento do número de objetos belos. (segue letra da música,
para ajudar a memorizar:
Ó Filosofia
Se
liga minha gente
Que
ele vem ai
Esse
é o Aristóteles
Para
nos instruir
Com
suas 4 causas
Ele
quer explicar
O
movimento das coisas
Para
nos ajudar
Tem a primeira causa
Que é a causa formal
Que explica a essência
Não confunda com a final
A causa final explica pra que serve
Ela é complicada
Mas não se desespere
Se
liga minha gente
Que
ele vem ai esse é o Aristóteles
Para
nos instruir
Com suas
4 causas
Ele
quer explicar
O
movimento das coisas
Para
nos ajudar
Lá vem a terceira causa
Que é a causa eficiente
Que quer explicar
Quem fez coisas tão diferentes
Agora a quarta causa
A causa material
Que
particularmente eu acho a + legal
Ela
sempre explica do que tudo é feito
Desde mundo majestoso
Nesse clima tão perfeito
Terceira questão
Conteúdo: Sumo
bem, felicidade.
Alternativa
Certa: A felicidade para Aristóteles não tem relação com agir
virtuoso. (nesta questão a alternativa incorreta que deveria ser
assinalada)
Explicação: Qual a melhor forma de viver? Aristóteles
elege a felicidade (Eudaimonia) como condição última e objetivo primário da
vida humana. Procuramos em igual proporção, a felicidade individual (Ética) e
felicidade coletiva (Política), uma indissociável da outra visto que ao homem
por excelência ser social lhe é vedada a possibilidade de felicidade fora da
vida gregária. (Polis). Segundo Aristóteles somente a virtude, ou melhor, um homem
virtuoso, aquele que age segundo o bem, pautado pelo raciocínio e escolha
livre, justiça e amizade é capaz de atingir a felicidade, somente através deste
tipo de atitude praticada individual e socialmente é possível atingir o
objetivo, felicidade, vida soberana, autonomia.
Quarta questão
Conteúdo: Primeiro
Motor Imóvel
Alternativa
Certa: Aristóteles considera que O Primeiro Motor proporciona
proposto e finalidade para nossas vidas.
Explicação: O Primeiro Motor ou
Motor Imóvel (Deus) é responsável pelo princípio do movimento dado na causa eficiente
ou final. O Motor é o que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o Primeiro
Motor é a causa do movimento. Ele é necessário; existe de um único modo e não
pode ser de outro; é eterno, incorruptível e imóvel. Necessário, porque os
seres movidos necessitam de um movente que os mova. Eterno, pois não foi criado
e se encontra dentro da eternidade de movimento e tempo que são eternos.
Imóvel, devido ao fato de o movimento exigir uma força infinita que não possa
provir dos entes, mas é causa última do movimento dos entes. Incorruptível,
pois não possui a matéria que é passível de corrupção. Ora, conclui Aristóteles,
é impossível que ele tenha sido gerado ou que venha a corromper. Ele deve ter
existido sempre. Enfim, o Motor Imóvel, move sem ser movido, é eterno, essência
pura e ato puro.
Quinta questão
Conteúdo: Quadro
das virtudes Aristótelica.
Alternativa
Certa: A virtude da gentileza encontra-se entre a
indiferença (deficiência) e a irascibilidade (excesso)
Explicação: Aristóteles
distingue duas espécies de virtude: a virtude intelectual, que tem como objeto
o saber e a contemplação, e a virtude moral, que tem como objeto os atos da
vida prática. Enquanto que a virtude intelectual requer experiência e tempo
para desenvolver-se, pois vem, via de regra, através do ensino, a virtude moral
é adquirida pelo hábito. Diferentemente dos sentidos que já estão presentes em
nós desde o início, isto é, os possuímos antes de usá-los, as virtudes são
adquiridas pelo exercício. Nos tornamos justos praticando atos justos. Sobre a prática
destes atos, Aristóteles indica o caminho da moderação. A falta ou o excesso
devem ser evitados. Um sentimento ou uma conduta, sendo deficiente ou
excessiva, torna-se um vício. Uma pequena lista de virtudes pode ser extraída
da Ética a Nicômaco, fornecendo-nos um quadro resumido de vícios por
deficiência e por excesso e a virtude correspondente, que está situada entre
ambos:
1 comentários :
Obrigado, conteúdo excelente!!
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